Embora só tenha sido fundada em 1990 com o apoio dos principais expoentes do esporte – como o bi-campeão mundial individual, Bruno Hermanny, e os campeões mundiais por equipe, Ricardo “Charuto” Dias A. Ferreira e Gelson “Gandola” Costa –, a Confederação Brasileira de Caça Submarina (CBCS) é hoje um dos principais expoentes do esporte em todo o mundo. Não é à toa que foi escolhida para organizar o I Campeonato Mundial de Pesca Esportiva em Apnéia da FIPSA (Federação Internacional de Pesca Esportiva em Apnéia), o Mundial FIPSA, que contará com a participação de algumas das melhores equipes do mundo. A competição será realizada entre os dias três e nove de abril, em Cabo Frio.

Nesses 16 anos, a entidade já realizou três torneios internacionais e 15 nacionais, além de amistosos e comemorativos. Durante esse período, sempre se superou em organização e resultados, a cada ano contando com mais atletas de alto nível filiados. Além disso, a CBCS participou de outras 11 competições internacionais, das quais venceu três, conquistou outros três vice-campeonatos e cinco terceiros lugares.

A CBCS também se orgulha de ser internacionalmente reconhecida como pioneira. Foi a primeira entidade da América Latina a prezar pela questão ecológica, criando normas em suas competições exclusivamente voltadas para a preservação do meio-ambiente. Exemplo esse que já vem sendo seguido por organizações de todo o mundo. Além disso, nos seus processos de seleção das equipes sempre privilegiou os critérios técnicos.

O prestígio internacional da CBCS lhe rendeu a honra de sediar a primeira assembléia geral da FIPSA, que acontecerá em Cabo Frio, no dia 6 de abril, na véspera do Mundial FIPSA.

Esses resultados e o reconhecimento obtido são o resultado de uma administração transparente, que tem como única motivação a paixão pelo esporte. O objetivo da CBCS é continuar a contribuir para o desenvolvimento da caça sudmarina e cada vez agregar mais adeptos.